Na Metodologia DEP®, não se propõe gerar sentido para a vida. De tal questão se ocupa a mente. O que buscamos é genuinamente sentir a experiência de estar vivo. Acordar-se para a presença do Ser. É a abertura para um nível de consciência sobre o que está permanecido em nós e sobre o que nos constitui de verdade.
Ao despertamos deste sono profundo que nos impede de interpolar nossas sombras, percebemos o Ser que se é. Passamos a estar dispostos para uma transformação que transcende os limites de nossas prisões mentais, de nossos condicionamentos arraigados.
Não é à toa que a Metodologia DEP® reitera a importância de darmos conta das impregnações adquiridas ao longo de nossas vidas.
O despertar se inicia quando entendemos o nosso corpo como expressão material viva capaz de romper com a condição de normose e encontramos o sentido da vida enquanto experiência e não como significado.
“O sentido da Vida é estar a tal ponto acordado para a presença do Ser, que tudo que vem como impregnação espiritual, ou social, ou corporal, ou ambiental desaparece, como a escuridão desaparece quando brilha o sol. Isso é acordar” (Trecho extraído do livro “Triângulos – Estruturas de Compreensão do Ser Humano”, de Theda Basso e Moacir Amaral).