Ou confiamos que aquilo que está emergindo nas nossas vidas agora é o que precisamos aprender nesse momento ou brigaremos com o fluxo. Ou confiamos que o Ser está presente ou sofreremos com a resistência à natureza da transitoriedade da vida.
A proposta da Metodologia DEP® é olhar para o que está surgindo sem estar preso ao medo alimentado pelo eu pessoal. Estamos a todo tempo nos relacionando com a perda, seja material, afetiva, profissional.
Em algum momento, estaremos nos deparando com a dor de uma perda. Se algo desaparece na nossa vida, é fundamental refletirmos sobre o que está emergindo dessa situação.
A nossa Metodologia compreende que a chave para sustentar a presente circunstância é a respiração consciente e não a contração corporal.
Aconteça o que acontecer, independentemente dos fatos decorridos, não contrair. À medida que respiramos, circulamos também a energia do campo e é desse movimento que nasce a resposta adequada à situação de cada momento.
Se morreu, morreu. Morremos para cada situação da vida que se transforma. Casamos e morremos para a vida de solteiro. Separamos e morremos para uma relação. Morremos como adolescente para nascer como adultos. A perda gera o vazio, mas pode culminar no novo, na oportunidade de viver uma experiência inédita.
“Não é a luz que vem de cima e dissipa a sombra, mas a presença do Ser, além da luz e da sombra” (trecho extraído do livro “Triângulos: estruturas de compreensão do ser humano”, de Theda Basso e Moacir Amaral).