Ser o observador de si mesmo é ocupar o lugar privilegiado, no centro de si e de todo o próprio Universo, ao mesmo tempo dentro e fora dos movimentos incessantes da vida.
É tornar-se aquele que toma consciência da natureza de seu corpo físico, de suas posturas, de seus movimentos, da vida que lhe pulsa, da respiração que lhe move. É estar plenamente alinhado com o Eu que lhe constitui e com todos os outros seres. Atento às múltiplas reações que surgem no dia a dia.
Para se tornar um autêntico observador, é preciso um movimento rumo ao silêncio. A quietude e o recolhimento geram uma “passividade positiva” perante a magnitude que há dentro de nós. Afirmamos a vida em toda a sua abundância e completude quando nos damos conta dela através desse silêncio interior.
Na Metodologia DEP®, nós treinamos a atenção flutuante junto com a respiração nas costas, como forma de sustentar-nos para abrir os canais da percepção o mais amplamente possível, de modo a conectar-nos ao mesmo tempo com a realidade externa e com a realidade interior.
Assim, estando o mais presente possível, podemos nos disponibilizar para o cuidado conosco mesmo e com os outros.